A ideia é relativamente simples e muitas universidades já contam com ela. Por que não ter um sistema online de interação entre aluno e professor? O processo de Bolonha prevê a utilização dessa ferramenta, o Blackboard E-learning System. Admirei-me com essa plataforma por todas as possibilidades que ela oferece, tanto ao aluno quanto ao professor. É uma plataforma web de gestão e distribuição de conteúdos acadêmicos, que permite que o processo de ensino-aprendizagem possa ser complementado com esta ferramenta de ensino a distância.
Vamos ver algumas das funções do e-elearning.
Ao aluno
- Visualizar todas as suas notas, não só as finais, como as parciais, assim que o as professor lança no sistema.
- Acessar documentos de cada matéria, como artigos, trabalhos, vídeos, enfim, o material que o professor disponibilizar.
- Receber avisos do professor, por exemplo se ele não puder dar a próxima aula.
- Realizar tarefas e enviá-las pelo sistema.
- Enviar e-mails ao professor.
- Acessar informações sobre cada disciplina em que está inscrito, como dados sobre o professor, sobre o conteúdo.
- Realizar fóruns de discussão, em que o professor pode ser o coordenador, administrando quem tem o direito à fala.
- Enviar trabalhos pelo sistema. Quando o prazo final colocado pelo professor expira, o sistema já não permite o envio do trabalho.
- Há acesso a uma plataforma de procura de artigos e material acadêmico.
- Há um calendário, separado por dia, semana, mês e ano, em que o aluno pode organizar seus compromissos e colocar lembretes.
Ao professor
As funções principais são-
Gestão de informação — Informações pessoais, elementos de cursos e documentos, recursos académicos através da web e integração de conteúdos off-the-shelf;
Comunicação — Ferramentas de colaboração assíncronas e síncronas incluindo o e-mail, fóruns de discussão e sessões de aula virtual em tempo real;
Avaliações — Testes e questionários com feedback automático, notas on-line e registo da participação e progressão nos conteúdos;
Controle — Utilitários de gestão para os Docentes, armazenamento de informação e relatórios
- O sistema possui uma ferramenta de análise dos trabalhos dos alunos, em que o seu conteúdo é comparado com o da internet e permite identificar cópias.
- O professor tem acesso às estatísticas de uso do e-learning por cada aluno. Ele pode saber quantas vezes o aluno utiliza o sistema, quanto tempo ele fica, e em quais dias. Também é possível uma estatística de cada turma, em que curvas de uso da plataforma são oferecidas.
- Administrar as discussões no fórum.
-Avisos
Permite visualizar os avisos das disciplinas em que o utilizador participa bem como os avisos institucionais que são de carácter geral e do interesse da comunidade.
-Calendário
Permite a visualização de eventos calendarizados com a data, hora e descrição do evento. Podem ser eventos de carácter geral como uma conferência, um seminário ou particulares adicionados pelo próprio utilizador e só visíveis por ele.
-Tarefas
Lista as tarefas pessoais do utilizador que este inseriu. Pode fazer a sua gestão alterando o estado de cada uma de acordo com o seu
progresso.
-Mensagem de Correio Eletrônico
Permite o envio de mensagens de e-mail para os participantes nas disciplinas das quais o utilizador participa. Pode optar pelo envio para todos os Utilizadores, todos os Grupos de trabalho nas disciplinas, Todos os Professores e a selecção de Utilizadores ou Grupos
distintos.
-Diretório de Utilizadores
Permite listar informações sobre outros utilizadores existentes no Blackboard. Todos os utilizadores aqui só são visíveis porque assim o definiram através da edição das opções correspondentes às informações pessoais.
-Livro de endereços
Permite uma gestão de contatos dentro da plataforma
-Informações Pessoais
Permite editar algumas das informações pessoais do utilizador usadas no âmbito do Blackboard tais como o nome, sobrenome e a atualização do e-mail se necessário. A opção Definir Opções de Privacidade define se os dados pessoais estarão disponíveis para toda a comunidade Blackboard e quais as informações mostradas.
- Visualizar todas as suas notas, não só as finais, como as parciais, assim que o as professor lança no sistema.
- Acessar documentos de cada matéria, como artigos, trabalhos, vídeos, enfim, o material que o professor disponibilizar.
- Receber avisos do professor, por exemplo se ele não puder dar a próxima aula.
- Realizar tarefas e enviá-las pelo sistema.
- Enviar e-mails ao professor.
- Acessar informações sobre cada disciplina em que está inscrito, como dados sobre o professor, sobre o conteúdo.
- Realizar fóruns de discussão, em que o professor pode ser o coordenador, administrando quem tem o direito à fala.
- Enviar trabalhos pelo sistema. Quando o prazo final colocado pelo professor expira, o sistema já não permite o envio do trabalho.
- Há acesso a uma plataforma de procura de artigos e material acadêmico.
- Há um calendário, separado por dia, semana, mês e ano, em que o aluno pode organizar seus compromissos e colocar lembretes.
Ao professor
As funções principais são-
Gestão de informação — Informações pessoais, elementos de cursos e documentos, recursos académicos através da web e integração de conteúdos off-the-shelf;
Comunicação — Ferramentas de colaboração assíncronas e síncronas incluindo o e-mail, fóruns de discussão e sessões de aula virtual em tempo real;
Avaliações — Testes e questionários com feedback automático, notas on-line e registo da participação e progressão nos conteúdos;
Controle — Utilitários de gestão para os Docentes, armazenamento de informação e relatórios
- O sistema possui uma ferramenta de análise dos trabalhos dos alunos, em que o seu conteúdo é comparado com o da internet e permite identificar cópias.
- O professor tem acesso às estatísticas de uso do e-learning por cada aluno. Ele pode saber quantas vezes o aluno utiliza o sistema, quanto tempo ele fica, e em quais dias. Também é possível uma estatística de cada turma, em que curvas de uso da plataforma são oferecidas.
- Administrar as discussões no fórum.
-Avisos
Permite visualizar os avisos das disciplinas em que o utilizador participa bem como os avisos institucionais que são de carácter geral e do interesse da comunidade.
-Calendário
Permite a visualização de eventos calendarizados com a data, hora e descrição do evento. Podem ser eventos de carácter geral como uma conferência, um seminário ou particulares adicionados pelo próprio utilizador e só visíveis por ele.
-Tarefas
Lista as tarefas pessoais do utilizador que este inseriu. Pode fazer a sua gestão alterando o estado de cada uma de acordo com o seu
progresso.
-Mensagem de Correio Eletrônico
Permite o envio de mensagens de e-mail para os participantes nas disciplinas das quais o utilizador participa. Pode optar pelo envio para todos os Utilizadores, todos os Grupos de trabalho nas disciplinas, Todos os Professores e a selecção de Utilizadores ou Grupos
distintos.
-Diretório de Utilizadores
Permite listar informações sobre outros utilizadores existentes no Blackboard. Todos os utilizadores aqui só são visíveis porque assim o definiram através da edição das opções correspondentes às informações pessoais.
-Livro de endereços
Permite uma gestão de contatos dentro da plataforma
-Informações Pessoais
Permite editar algumas das informações pessoais do utilizador usadas no âmbito do Blackboard tais como o nome, sobrenome e a atualização do e-mail se necessário. A opção Definir Opções de Privacidade define se os dados pessoais estarão disponíveis para toda a comunidade Blackboard e quais as informações mostradas.
-O Blackboard permite interagir em tempo real com os demais participantes numa disciplina em tempo real recorrendo a ferramentas de colaboração síncrona como a aula virtual e o chat. Cada disciplina tem uma aula virtual e uma área de chat já previamente definidas.
-Através da ferramenta de glossário, é possível enriquecer uma disciplina com a disponibilização de um conjunto de termos pesquisáveis de forma a auxiliar os alunos no domínio dos temas abordados
Existem duas ferramentas ligadas entre si: o Gestor de Bancos de Testes e o próprio Gestor de Testes.
-Os Bancos de Testes são constituídos por grupos de questões classificados da forma lógica e organizada. Podem ser criados quantos se pretenderem. A vantagem da sua utilização consiste na possibilidade de reutilização destas questões para posteriores ou diferentes testes nos mais
variados momentos de avaliação.
-Por sua vez, o Gestor de Testes permite a criação de testes alimentados por questões criadas no momento e especificas para aquele teste ou alimentados por questões (aleatórias ou não) existentes nos vários Bancos de Testes
Como aluna na UMinho tenho utilizado o E-learning, e posso dizer que se trata de uma ferramenta relativamente simples, mas que faz uma grande diferença no ensino, facilitando o contato professor-aluno.
3 comentários:
olá isabella, estou no terceiro ano do colégial e estou pensando muito sério em prestar pra psicologia na usp, porém escuto muito que o curso não é muito bom e que há cursos melhores em outras faculdades, e como você fez usp e está fazendo intercâmbio, queria uma opinião, uma visão de quem já estudou na usp.
qualquer coisa meu email é :
mareka_mana@hotmail.com
ps. adorei seu blog, muito bom :]
Oi, Isabella. Muito interessante essa ferramenta. Acho que ainda estamos nos primórdios da utilização do e-learning, muita coisa ainda deve ser criada. E aqui no Brasil acho que estamos numa velocidade bem baixa nesse sentido... Abs!
OLá Mariana! Fico feliz em saber que você está se informando antes de escolher sua faculdade e curso, isso é importante. No momento estou meio atrapalhada com as coisas da faculdade por aqui, mas assim que der, nós batemos um papo...
Pois é Arnaldo, num mundo cada vez mais dependente de tecnologia, por que não utilizá-la no ensino?
Postar um comentário