domingo, 26 de abril de 2009

Intercâmbio na Uminho – E-learning

A ideia é relativamente simples e muitas universidades já contam com ela. Por que não ter um sistema online de interação entre aluno e professor? O processo de Bolonha prevê a utilização dessa ferramenta, o Blackboard E-learning System. Admirei-me com essa plataforma por todas as possibilidades que ela oferece, tanto ao aluno quanto ao professor. É uma plataforma web de gestão e distribuição de conteúdos acadêmicos, que permite que o processo de ensino-aprendizagem possa ser complementado com esta ferramenta de ensino a distância.




Vamos ver algumas das funções do e-elearning.




Ao aluno
- Visualizar todas as suas notas, não só as finais, como as parciais, assim que o as professor lança no sistema.
- Acessar documentos de cada matéria, como artigos, trabalhos, vídeos, enfim, o material que o professor disponibilizar.
- Receber avisos do professor, por exemplo se ele não puder dar a próxima aula.
- Realizar tarefas e enviá-las pelo sistema.
- Enviar e-mails ao professor.
- Acessar informações sobre cada disciplina em que está inscrito, como dados sobre o professor, sobre o conteúdo.
- Realizar fóruns de discussão, em que o professor pode ser o coordenador, administrando quem tem o direito à fala.
- Enviar trabalhos pelo sistema. Quando o prazo final colocado pelo professor expira, o sistema já não permite o envio do trabalho.
- Há acesso a uma plataforma de procura de artigos e material acadêmico.
- Há um calendário, separado por dia, semana, mês e ano, em que o aluno pode organizar seus compromissos e colocar lembretes.

Ao professor
As funções principais são-
􀂙 Gestão de informação — Informações pessoais, elementos de cursos e documentos, recursos académicos através da web e integração de conteúdos off-the-shelf;
􀂙 Comunicação — Ferramentas de colaboração assíncronas e síncronas incluindo o e-mail, fóruns de discussão e sessões de aula virtual em tempo real;
􀂙 Avaliações — Testes e questionários com feedback automático, notas on-line e registo da participação e progressão nos conteúdos;
􀂙 Controle — Utilitários de gestão para os Docentes, armazenamento de informação e relatórios

- O sistema possui uma ferramenta de análise dos trabalhos dos alunos, em que o seu conteúdo é comparado com o da internet e permite identificar cópias.
- O professor tem acesso às estatísticas de uso do e-learning por cada aluno. Ele pode saber quantas vezes o aluno utiliza o sistema, quanto tempo ele fica, e em quais dias. Também é possível uma estatística de cada turma, em que curvas de uso da plataforma são oferecidas.
- Administrar as discussões no fórum.
-Avisos
Permite visualizar os avisos das disciplinas em que o utilizador participa bem como os avisos institucionais que são de carácter geral e do interesse da comunidade.

-Calendário
Permite a visualização de eventos calendarizados com a data, hora e descrição do evento. Podem ser eventos de carácter geral como uma conferência, um seminário ou particulares adicionados pelo próprio utilizador e só visíveis por ele.

-Tarefas
Lista as tarefas pessoais do utilizador que este inseriu. Pode fazer a sua gestão alterando o estado de cada uma de acordo com o seu
progresso.

-Mensagem de Correio Eletrônico
Permite o envio de mensagens de e-mail para os participantes nas disciplinas das quais o utilizador participa. Pode optar pelo envio para todos os Utilizadores, todos os Grupos de trabalho nas disciplinas, Todos os Professores e a selecção de Utilizadores ou Grupos
distintos.

-Diretório de Utilizadores
Permite listar informações sobre outros utilizadores existentes no Blackboard. Todos os utilizadores aqui só são visíveis porque assim o definiram através da edição das opções correspondentes às informações pessoais.

-Livro de endereços
Permite uma gestão de contatos dentro da plataforma

-Informações Pessoais
Permite editar algumas das informações pessoais do utilizador usadas no âmbito do Blackboard tais como o nome, sobrenome e a atualização do e-mail se necessário. A opção Definir Opções de Privacidade define se os dados pessoais estarão disponíveis para toda a comunidade Blackboard e quais as informações mostradas.

-O Blackboard permite interagir em tempo real com os demais participantes numa disciplina em tempo real recorrendo a ferramentas de colaboração síncrona como a aula virtual e o chat. Cada disciplina tem uma aula virtual e uma área de chat já previamente definidas.

-Através da ferramenta de glossário, é possível enriquecer uma disciplina com a disponibilização de um conjunto de termos pesquisáveis de forma a auxiliar os alunos no domínio dos temas abordados

Existem duas ferramentas ligadas entre si: o Gestor de Bancos de Testes e o próprio Gestor de Testes.

-Os Bancos de Testes são constituídos por grupos de questões classificados da forma lógica e organizada. Podem ser criados quantos se pretenderem. A vantagem da sua utilização consiste na possibilidade de reutilização destas questões para posteriores ou diferentes testes nos mais
variados momentos de avaliação.

-Por sua vez, o Gestor de Testes permite a criação de testes alimentados por questões criadas no momento e especificas para aquele teste ou alimentados por questões (aleatórias ou não) existentes nos vários Bancos de Testes




Como aluna na UMinho tenho utilizado o E-learning, e posso dizer que se trata de uma ferramenta relativamente simples, mas que faz uma grande diferença no ensino, facilitando o contato professor-aluno.

3 comentários:

Anônimo disse...

olá isabella, estou no terceiro ano do colégial e estou pensando muito sério em prestar pra psicologia na usp, porém escuto muito que o curso não é muito bom e que há cursos melhores em outras faculdades, e como você fez usp e está fazendo intercâmbio, queria uma opinião, uma visão de quem já estudou na usp.
qualquer coisa meu email é :
mareka_mana@hotmail.com
ps. adorei seu blog, muito bom :]

Arnola Menezes disse...

Oi, Isabella. Muito interessante essa ferramenta. Acho que ainda estamos nos primórdios da utilização do e-learning, muita coisa ainda deve ser criada. E aqui no Brasil acho que estamos numa velocidade bem baixa nesse sentido... Abs!

Isabella Bertelli disse...

OLá Mariana! Fico feliz em saber que você está se informando antes de escolher sua faculdade e curso, isso é importante. No momento estou meio atrapalhada com as coisas da faculdade por aqui, mas assim que der, nós batemos um papo...
Pois é Arnaldo, num mundo cada vez mais dependente de tecnologia, por que não utilizá-la no ensino?