segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cognição social


Para falar dessa área de estudo pouco conhecida por essa denominação, que é a cognição social, é preciso falar de outras, que a precederam. Uma é a psicologia social, que pode ser entendida sucintamente como o estudo do modo como os pensamentos, sentimentos e ações das pessoas são influenciados pelo ambiente social. Um famoso experimento da psicologia social é o de Milgram (1974), sobre a obediência.

Outra área é a da psicologia cognitiva, que é o estudo das habilidades mentais, como a percepção, a linguagem, a memória, a aprendizagem, a resolução de problemas, em que a mente é pensada numa analogia com um computador, uma processadora de informações. Um estudo famoso da área é sobre o fenômeno stroop (Stroop, 1935).

A cognição social nasceu da soma da psicologia social com a psicologia cognitiva, e é o estudo de como as pessoas fazem sentido do seu mundo social: como percebem, representam, interpretam e lembram de informação sobre elas mesmas e sobre outros indivíduos e grupos. As teorias e as metodologias da psicologia cognitiva são aplicadas às questões da psicologia social clássica.

O que a cognição social pode estudar? Um exemplo é o fenômeno de estereotipia. Na psicologia social clássica temos experimentos sobre competição e aprendizado social e influência da norma. A cognição social foca no processamento de informações, introduzindo novas metodologias e teorias. Por exemplo, no fenômeno de estereotipia pode ser citado o estudo sobre o fenômeno stroop e a percepção de pessoas (Karylowski, Motes, Curry & Van Liempd, 2002), em que nomes de pessoas famosas negras e brancas foram escritos com as cores branca e preta. As pessoas liam mais rapidamente a cor em que as palavras estavam escritas quando correspondia à cor da pessoa famosa do que quando não correspondia.

Outros possíveis estudos são: o que leva as pessoas a verem o copo “metade cheio” ou "metade vazio”? Por que tendemos a achar que estamos acima da média? Por que achamos errado comermos nossos animais de estimação, mas não as vacas?

Para Lewis e Carpendale (2008), o termo cognição social é enganosamente simples. Aparentemente se refere ao entendimento do mundo social, mas esconde um longo debate entre os modelos cognitivos do comportamento social e o desenvolvimento, e tem, ainda, a pretensão de entender as origens sociais da cognição.


Referências


Karylowski, M.A. Motes, D.C., Van Liempd. (2002) In what font color is Bill Cosby's name written? Automatic racial categorization in a Stroop effect. North American Journal of Psychology.

Lewis, C., Carpendale, J. (2008) Social cognition: introduction. Cognitive systems research 9, 375-393.

Milgram, S. (1974). Obedience to authority. New York: Harper & How.

Stroop, J.R. (1935). Studies of interference in serial verbal reactions. Journal of Experimental Psychology, 18, 643–662.

Um comentário:

André Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.